Tudo que você precisa saber sobre Terapias Holísticas


Do grego Holos, que significa inteiro/todo, as terapias holísticas são um conjunto de técnicas de diferentes vertentes que possuem o objetivo de trazer a cura do ser por completo.


As origens dessas muitas técnicas são de mais de 5000 anos atrás, e de diferentes localidades como a China com a acupuntura e outras vertentes da Medicina Chinesa, e Índia com o yoga, fitoterapia, e tantas outras. Cada vez mais populares ao redor do mundo, muitas técnicas são reconhecidas pela OMS como a homeopatia e o reiki, que inclusive em 2017 foi incluído na lista de tratamentos oferecidos pelo SUS.

Mesmo com todas as possíveis abordagens, um elemento fundamental para o sucesso de qualquer terapia holística é a participação e posicionamento ativo de quem procura o tratamento. Considerando-se que nessa metodologia a cura vem de dentro, a busca pelo equilíbrio físico, mental e espiritual deve vir, primeiramente, do eu.

O protagonismo nesse momento se faz necessário, pois o sujeito deve se enxergar como responsável pela situação em que se encontra e pela transformação que busca para sua própria vida, para que consiga passar pelas dores e dificuldades com mais sabedoria. Por isso, o foco em autoconhecimento é etapa importante e indispensável em todo recurso terapêutico.


As terapias holísticas podem ser usadas para a resolução de diversas questões. Elas auxiliam nos tratamentos de forma completa, buscando equilibrar o campo físico, emocional e energético. Algumas questões que podem ser trabalhadas são: depressão, ansiedade, síndrome de burnout, estresse, insônia, entre outras.

O terapeuta holístico é um profissional que busca compreender a dor, e propor junto com o paciente um caminho para a transformação.


Os resultados são realmente satisfatórios: melhora do foco e concentração, eliminação de mágoas e ressentimentos, aumento da disposição pessoal, melhora do sono, além de uma vida mais plena e saudável. Em ambientes corporativos, é notável um aumento da produtividade e melhora nas relações profissionais e pessoais.


Vale reforçar que as terapias holísticas complementam a medicina tradicional e uma não elimina a necessidade da outra. Os terapeutas holísticos capacitados têm o cuidado de evitar qualquer termo ou abordagem que sejam específicos da medicina tradicional, de forma a deixar clara a diferença entre as duas intervenções.





Fonte: https://holos.com.br


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo